Surgimento da Psicologia no Brasil

IMG_20200825_115531_597

Até o início do século XIX, não havia no Brasil uma psicologia com um conhecimento definido ou uma prática reconhecida.

A chegada da Família Real, em 1808, e a independência, em 1822 transformou esse quadro. A interiorização da metrópole na colônia modificou o panorama social e cultural do país.

Foram criados órgãos oficiais de transmissão e elaboração do conhecimento, como cursos superiores – medicina, por exemplo, e sociedades científicas na área da saúde, que se constituíram como sinais de novos tempos para o país.

Os médicos apresentavam um grande interesse pelos assuntos psicológicos, estando estes relacionados com a aplicação da psicologia aos problemas sociais, como na Higiene Mental e Psiquiatria Forense da época, ou voltado para a relação da psicologia com a neuropsiquiatria e neurologia.

Os estudos desenvolvidos relacionavam-se à psicologia experimental. Esse tipo de saber era caracterizado pela mensuração e classificação de comportamentos, e através dele a psicologia procurava ganhar status de disciplina autônoma.

Os primeiros psicólogos experimentais não tinham o objetivo de medir diferenças individuais, mas sim, de obter descrições detalhadas dos processos de consciência humana, como as sensações.

A psicologia transitou por diversos campos de saberes: medicina e pedagogia, principalmente.

Em 1946, o psicólogo habilitado legalmente deveria frequentar os três primeiros anos de filosofia, biologia, fisiologia, antropologia ou estatística e fazer então os cursos especializados de psicologia.

A psicologia chega ao final da década de 1950 como uma profissão detentora de uma formação profissional de nível universitário nos dois principais centros econômicos e políticos do país. Grandes avanços, não é?

Como você percebe o papel do psicólogo? ⁣⁣

Marque seus amigos.⁣⁣ ⁣⁣

Curta e compartilhe.⁣⁣

#psykhé #psykheblumenau #psicoterapia #avaliacaopsicologica #diadopsicologo #psicologo #psicologia #historiadapsicologia


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =


logo-psykhe-white

Psykhe Blumenau
Rua Curt Hering, 176
psykheblumenau@gmail.com
(47) 3041-4028

Últimas Notícias

© 2016 - 2023 Psykhé — Todos os direitos reservados