Saúde mental e isolamento social
A preocupação com a saúde mental da população tem aumentado no decorrer de uma difícil crise no âmbito social, de acordo com a evolução da pandemia da COVID-19, visto que tem sido um dos grandes problemas de saúde pública do Brasil e do mundo.
Os impactos psicológicos e sociais podem ser sentidos em vários níveis de intensidade e gravidade. Durante uma pandemia, o medo intensifica os níveis de estresse e ansiedade em pessoas saudáveis e aumenta os sintomas daquelas com transtornos mentais pré-existentes.
Pacientes diagnosticados com COVID-19 ou com suspeita de infecção podem experienciar emoções intensas e reações comportamentais, além, da culpa, medo, melancolia, raiva, solidão, ansiedade, insônia, etc.
Em isolamento social o estresse tende a ser o mais prevalente. Não poder dar apoio e estar com os familiares, independente da gravidade do seu estado de saúde, pode ser um gatilho para o surgimento dos sentimentos de culpa e tristeza.
Pessoas que não conseguem expressar seus sentimentos ou verbalizar suas emoções, se encontram propícias para níveis mais elevados de estresse.
Fonte: Pereira & Cols (2020).
Você sabia que temos instrumentos psicológicos que podem avaliar seu estado emocional? Informações confiáveis fornecem um ponto de partida e apontam a direção a tomar.
Avalie seu estado emocional.
🙋🏻 Eu indico a @psykhe21
🌼 Cuide da sua saúde mental.
🌼 Marque seus amigos.
🌼 Curta e compartilhe.
#psykhé #psykheblumenau #psicoterapia #avaliaçãopsicológica #blumenau #saudemental #covid #isolamentosocial