Saúde mental e emocional é tema de responsabilidade da empresa

O Brasil é o quarto país do mundo em acidentes de trabalho, computando um gasto de R$ 71 bilhões anuais com o custo desses acidentes, o que representa 10% da folha de pagamento dos trabalhadores formais no país. Esses foram alguns dos dados apresentados pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Daniela da Silva Elbert, no IV Encontro de Cipa’s, promovido pela Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib, no dia 17 de julho.

Com a intenção de discutir a importância e o papel da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para a prevenção de acidentes de trabalho na empresa, o tema central deste ano foi “Qualidade de Vida, Saúde Mental e Emocional”. A psicóloga Maria Júlia Zimmermann, da Setting Psicoterapias, apontou que atualmente, a doença mental é a segunda causa de auxílio doença e de invalidez. “Normalmente é difícil para o médico do trabalho diagnosticar os problemas psíquicos porque, muitas vezes, o trabalhador mascara os sintomas por inibição”, apontou. Neste sentido, a psicologia clínica pode ajudar, por meio de palestras, psicoterapia, orientação aos colaboradores e até mesmo tratamento clínico. “É preciso reconhecer a saúde mental como algo pertinente à organização”, salientou Maria Júlia.

Ainda na programação do evento, o professor da Furb Vilmar Tomio falou sobre a importância da gestão financeira pessoal e a empresa Cremer apresentou seu case de sucesso. O evento contou com patrocínio da NR Treinamentos, Unimed, Coteminas, Clínica de Olhos, Previne, Instituto Previne, Corsul, Regata Motos, Rotta, Hering, Altona, Long Life e Cenci, e apoio do Simmeb, Sescon, ABRH, Rádio Nereu Ramos e Furb.

Fonte: Acib


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =


logo-psykhe-white

Marque a sua consulta com a Psykhé. Temos o melhor time para atender você pessoalmente, home care (atendimento em domicílio) ou na clínica.

Últimas Notícias

Psykhé | 2020. Todos os direitos reservados.